AHEG indica nome de Salomão Rodrigues Filho para a Comenda Nabyh Salum - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

AHEG indica nome de Salomão Rodrigues Filho para a Comenda Nabyh Salum

Publicado em : 19/10/2018

Autor : Assessoria de Comunicação da AHEG

O médico Salomão Rodrigues Filho receberá a Comenda Nabyh Salum na segunda-feira (22), em sessão solene na Assembleia Legislativa de Goiás. O psiquiatra foi indicado pela Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG), uma das cinco entidades responsáveis pela escolha dos homenageados.

A honraria, que é uma iniciativa do deputado Helio de Sousa, está sendo entregue pela segunda vez, com o objetivo de homenagear os médicos que se destacam no exercício da profissão, sobretudo no Estado de Goiás. A homenagem também integra as festividades alusivas ao Dia do Médico, comemorado no dia 18 de outubro.

Segundo o presidente da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás, Dr. Adelvânio Francisco Morato, a AHEG faz questão de indicar médicos que se destacam não só no exercício da profissão, mas também na gestão de hospitais, como é o caso do Dr. Salomão Rodrigues Filho, que é Diretor Geral da Pax Clínica Psiquiátrica – Instituto de Neurociências.

Formado em medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 1971, Salomão Rodrigues Filho atualmente é membro suplente do Conselho Fiscal da AHEG e conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Além de ter presidido a AHEG, o Cremego e a Associação Médica de Goiás, também foi idealizador, fundador e primeiro coordenador do Comitê de Integração das Entidades de Representação dos Médicos e Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, em Goiás (Cier-Saúde).

A comenda leva o nome do médico Nabyh Salum, que participou da fundação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Academia Goiana de Medicina, da Sociedade Goiana de Radiologia, do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás, além da Unimed Goiânia. O médico também dirigiu o Hospital das Clínicas da UFG em 1984 e foi diretor e presidente da Clínica São Mateus.

Também serão homenageados, na ocasião, os médicos Amaury Oliveira Tavares, Henrique Maurício Fanstone, Hélio Moreira e Carlos Alberto Ximenes. A sessão solene terá início às 20 horas, no Plenário Getulino Artiaga.