Federação Brasileira de Hospitais elege nova presidência para o triênio 2019-2021 - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Federação Brasileira de Hospitais elege nova presidência para o triênio 2019-2021

Publicado em : 26/04/2019

Autor : Assessoria FBH

Gestão passa a ser conduzida pelo atual presidente da Associação dos Hospitais de Goiás, o médico e urologista Adelvânio Francisco Morato

Gestão passa a ser conduzida pelo atual presidente da Associação dos Hospitais de Goiás, o médico e urologista Adelvânio Francisco Morato

A Federação Brasileira de Hospitais (FBH), entidade que há mais de 50 anos atua na defesa dos interesses dos estabelecimentos de saúde do Brasil, elegeu nesta quinta-feira (25) a nova presidência que conduzirá o órgão pelos próximos três anos. O médico e urologista Adelvânio Francisco Morato substitui Luiz Aramicy Bezerra Pinto, que se manteve na direção do órgão por três mandatos consecutivos. Eleito em chapa única, Morato agora terá a missão de trabalhar pela união e o fortalecimento das 15 associações estaduais representadas pela FBH, que juntas congregam mais de quatro mil estabelecimentos de saúde.

“É com grande prazer e satisfação que assumo a presidência da Federação Brasileira de hospitais. Reconheço o belíssimo trabalho realizado pelo presidente anterior, Luiz Aramicy Bezerra Pinto, e aproveito para ratificar o meu compromisso de tentar fazer com que todas as associações se unam em prol do hospital. Vamos trabalhar com união, queremos todos os estados representados. Para isso, vamos conversar com todos. Naquele estado aonde não existir uma associação, vamos fomentar a criação, e onde tiver alguma pendência, vamos tentar resolver”, disse Morato.

De acordo com ele, a entidade vai trabalhar estrategicamente para qualificar a rede hospitalar brasileira, dando atenção necessária aos estabelecimentos de pequeno e médio porte, que são a maioria por todo Brasil. “Também vamos intensificar o nosso trabalho de articulação e agenda parlamentar, promovendo debates que estão na agenda do setor e trazendo os novos deputados eleitos, de cada estado, com suas associações, para que lutem pelo bem do Hospital Brasileiro. Queremos promover uma maior visibilidade e, com ela, um maior reconhecimento da importância da FBH junto às demais entidades que lutam pelo aprimoramento do setor saúde no país”, complementou o novo presidente.

LEGADO
A nova presidência da FBH assume o cargo num momento de bastante otimismo, marcado por avanços históricos na instituição, e com um grande legado a dar continuidade. 

Nos últimos 10 anos, a FBH protagonizou importantes frentes de atuação. São ações que vão desde a publicação de estudos inéditos, a exemplo do livro “Cenário dos Hospitais no Brasil -2018”, que revelou o retrato catastrófico de fechamento de leitos e unidades hospitalares por todo Brasil; passando pelo resgate da Convenção Brasileira de Hospitais, evento que ficou mais de 20 anos no esquecimento e que, na gestão de Aramicy Bezerra Pinto, voltou a se destacar em cenário nacional pela excelência promovida nos debates durante o encontro.

Destacam-se, ainda, como avanços históricos da instituição, a criação do Departamento de Internacionalização da FBH, que culminou no retorno do órgão ao conselho da International Hospital Federation (IHF); e o trabalho intensivo de articulação parlamentar, que levou a FBH a liderar os debates sobre: a necessidade de implementação de uma nova política de saúde mental no Ministério da Saúde; sobre a revisão da tabela de valores do SUS; bem como sobre a Portaria que incide sobre a cobrança de medicamentos em ambiente hospitalar.

No campo da comunicação institucional, o órgão também criou, em 2012, a Revista Visão Hospitalar, uma das principais publicações direcionadas ao setor da saúde suplementar; e o Prêmio Synapsis de Jornalismo, que reconhece trabalhos inéditos voltados a discutir e aprimorar a saúde no país.

CURRÍCULO
O novo presidente da FBH, Adelvânio Francisco Morato, 58, é médico, cirurgião urologista, graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pós-graduado em administração e cooperativismo. Foi secretário-geral da Associação Médica de Goiás e membro do sindicato dos hospitais do estado. Atualmente, é um dos sócios do  Instituto do Rim de Goiânia. Morato está em seu terceiro mandato à frente da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás, cargo que passa a acumular juntamente ao de presidente da FBH para o triênio (2019-2021).