Formulários sobre Fator de Qualidade devem ser preenchidos até 9 de março - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Formulários sobre Fator de Qualidade devem ser preenchidos até 9 de março

Publicado em : 01/03/2018

Autor : Assessoria de Comunicação com informações da ANS

Hospitais, profissionais de saúde, clínicas, Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapia (SADT) e demais prestadores de serviços de atenção à saúde têm até 9 de março para preencher os questionários e formulários que servirão de base para a aferição do Fator de Qualidade (FQ). Os documentos estão disponíveis no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e das instituições representativas.

Clique aqui e confira os formulários

Aplicado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Fator de Qualidade é definido pela ANS para o reajuste anual dos contratos entre operadoras de planos privados de saúde e prestadores de serviços e deve ser utilizado apenas nos casos em que o contrato preveja livre negociação como única forma de reajuste e que as partes não cheguem a um acordo até os primeiros 90 dias do ano.

Segundo a Diretoria de Desenvolvimento Setorial da ANS, “as informações obtidas pelos questionários também servirão de base para a elaboração de programas e políticas para o setor, em particular o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (QUALISS). A lista de prestadores que preenchem os critérios relativos aos níveis 105% e 100% do FQ será divulgada no portal da reguladora, ao final do período de apuração dos dados.