Grupo de estudos em CCIH da AHEG define programação de palestras para 2018 - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Grupo de estudos em CCIH da AHEG define programação de palestras para 2018

Publicado em : 09/01/2018

Autor : Assessoria de Comunicação

A Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) já fechou a programação de palestras do seu grupo de estudos em Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), para o ano de 2018.

Segundo a coordenadora do grupo de estudos, Dra. Bethânia de Oliveira Ferreira, o cronograma não apresenta grandes alterações para não fugir dos assuntos relacionados ao Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), mas novas abordagens serão adotadas.

“Vamos manter a programação inicial de explicar como montar um serviço, as leis e exigências e, depois, mostrar como calcular os indicadores e gerar ações em cima desses dados, que é o trabalho diário de uma CCIH”, conta.

A principal mudança diz respeito ao tema “higienização das mãos”. “Tivemos o cuidado de colocar este assunto no mês de abril, já que em maio é celebrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Desta forma, preparamos nossos associados com antecedência para realizarem ações sobre o tema em seus serviços”, complementa a médica infectologista.

Palestras

As exposições acontecem mensalmente, geralmente nas últimas quintas-feiras, e são ministradas pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Kássia Cecília Piretti, das 14h às 16h, no auditório da AHEG.

Instituído com o objetivo de informar sobre todos os temas básicos e indispensáveis para o funcionamento desta Comissão nos estabelecimentos de saúde, o grupo de estudos em CCIH da AHEG é voltado para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais da área da saúde associados à AHEG.

As inscrições são gratuitas para associados e podem ser feitas pelo telefone (62) 3093-4307 ou presencialmente na sede da associação, que fica na Alameda Botafogo, nº 101, Centro, em Goiânia/GO. Ao final da capacitação, todos os participantes recebem certificados. Possíveis alterações na programação são informadas neste site.

Confira o cronograma de palestras de 2018:

Datas

Temas

25/01

Programa de Controle de Infecção Relacionado à Assistência em Saúde – PCIRAS

22/02

Indicadores epidemiológicos

22/03

Higienização em serviço de saúde

26/04

Higienização das mãos

24/05

Lavanderia

28/06

Prevenção de pneumonia e de infecção do trato urinário

26/07

Prevenção de Infecção Primária de Corrente Sanguínea - IPCS

30/08

Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - PGRSS

27/09

Infecção de Sítio Cirúrgico - ISC

25/10

Prevenção de Resistência Microbiana

29/11

Precauções

13/12

Central de Materiais Estéreis - CME