Higienização das mãos será tema de palestra na AHEG - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Higienização das mãos será tema de palestra na AHEG

Publicado em : 22/03/2019

Autor : Assessoria de Comunicação da AHEG

Com o objetivo de preparar os estabelecimentos de saúde para o Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio, a Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) abordará o tema na próxima semana, em palestra da Consultoria em Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS). A atividade será realizada na quinta-feira (28), das 14 às 16 horas, no auditório da entidade.

Segundo a médica infectologista, Dra. Bethânia de Oliveira Ferreira, a higienização das mãos é um mecanismo muito simples e barato dentro de um serviço hospitalar, mas que tem um grande impacto. “Tudo começou em 1846, na Áustria, em um serviço de obstetrícia, quando se percebeu que lavar as mãos poderia reduzir a mortalidade das pacientes. Desde então, esse tema é de suma relevância no controle de infecção hospitalar”, conta.

Ela, que também é coordenadora da Consultoria em SCIRAS da AHEG, reitera que, apesar de ser um procedimento simples, a higienização das mãos demanda técnica correta e insumos adequados, alguns dos aspectos que serão abordados na palestra. A explanação será comandada pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Kássia Cecília Piretti.

A atividade é voltada para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais da área da saúde, que podem se inscrever pelo telefone (62) 3093-4307 ou na própria sede da associação, que fica na Alameda Botafogo nº 101, no Setor Central, em Goiânia. A entrada é gratuita para associados, mas não associados também podem participar da programação, mediante pagamento de uma taxa de R$ 80.