Palestra da AHEG sobre Central de Materiais Estéreis acontece nesta quinta-feira - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Palestra da AHEG sobre Central de Materiais Estéreis acontece nesta quinta-feira

Publicado em : 10/12/2018

Autor : Assessoria de Comunicação da AHEG

A Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) encerra, nesta quinta-feira (13), a programação anual da Consultoria em Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS), com uma palestra sobre a Central de Materiais Estéreis (CME). A atividade, que é destinada para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais da área da saúde, será realizada no auditório da entidade, das 14 às 16 horas. 

Segundo a médica infectologista e coordenadora do grupo de estudos, Dra. Bethânia de Oliveira Ferreira, o assunto é extenso e renderia um curso, por isso, a palestra irá abordar somente os pontos principais do funcionamento da CME. “É impossível um hospital funcionar sem esta Central. É dela que saem todos os materiais estéreis utilizados, inclusive, no centro cirúrgico. É um setor que tem um funcionamento muito complexo, cheio de detalhes e particularidades”, conta.

A explanação será comandada pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Kássia Cecília Piretti, que abordará, de uma forma geral, o funcionamento da Central de Materiais Estéreis (CME), as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e os manuais que tratam sobre o funcionamento do setor, além de orientar os participantes sobre onde podem tirar dúvidas e estudar mais profundamente sobre o tema.

Os interessados poderão se inscrever pelo telefone (62) 3093-4307 ou na própria sede da AHEG, que fica na Alameda Botafogo nº 101, no Setor Central, em Goiânia. A atividade é gratuita para associados, mas não associados também podem assistir a palestra, mediante pagamento de uma taxa de R$ 80. No segundo caso, as vagas são limitadas. Vale ressaltar que, ao final da capacitação, todos os participantes recebem certificados.