Palestra na AHEG debaterá indicadores epidemiológicos - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Palestra na AHEG debaterá indicadores epidemiológicos

Publicado em : 20/02/2018

Autor : Assessoria de Comunicação

A Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG), por meio da Consultoria em Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS), promove nesta quinta-feira (22) uma palestra sobre indicadores epidemiológicos. 

O conteúdo será apresentado na sede da entidade, das 14 às 16 horas, pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Kássia Cecília Piretti.

Podem participar médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais da área da saúde de estabelecimentos associados à AHEG. Os interessados deverão se inscrever pelo telefone (62) 3093-4307 ou na Alameda Botafogo, nº 101, Centro.

Indicadores Epidemiológicos

Construídos a partir de observações principalmente quantitativas, os indicadores epidemiológicos têm o objetivo de direcionar as condutas de intervenção afim de reduzir as taxas de infecção, controlar surtos, e conhecer os problemas de forma sistemática, priorizando soluções.

Segundo a coordenadora do grupo de estudos da AHEG, Dra. Bethânia de Oliveira Ferreira, toda Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) precisa coletar dados, que geram índices e taxas, e definir suas ações a partir desses indicadores. 

“Alguns desses indicadores são obrigatórios e devem ser enviados mensalmente à Vigilância Sanitária. Outros não são obrigatórios, mas servem para avaliar a qualidade do serviço e definir as ações para melhorá-lo”, explica a médica infectologista.

Dentre os principais, estão: taxa de IRAS, taxa de IRAS por paciente, taxa de IRAS por procedimento e taxa de densidade de incidência de infecção da corrente sanguínea associada à CVC, de infecção do trato urinário associado à SV e de pneumonia associada à VM.