Programa de controle de infecção hospitalar é abordado em palestra na AHEG - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Programa de controle de infecção hospitalar é abordado em palestra na AHEG

Publicado em : 28/01/2019

A Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) inicia, nesta quinta-feira (31), seu cronograma de palestras de 2019 com uma explanação sobre o Programa de Controle de Infecção Relacionado à Assistência em Saúde (PCIRAS), conjunto de ações desenvolvidas, deliberada e sistematicamente, para a máxima redução possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. A atividade será realizada das 14 às 16 horas, no auditório da entidade, que fica na Alameda Botafogo nº 101, no Setor Central, em Goiânia.

Segundo a médica infectologista e coordenadora da Consultoria em SCIRAS da AHEG, Dra. Bethânia de Oliveira Ferreira, este é sempre o primeiro tema do ano, pois mostra todo o funcionamento de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. “Daremos dicas para se começar este serviço do zero, pois ele é obrigatório nos hospitais. Os participantes aprenderão como montá-lo, todos os itens obrigatórios, o que a legislação exige, entre outros pontos”, conta.

A explanação, que será comandada pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Kássia Cecília Piretti, é voltada para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais da área da saúde. Os interessados poderão se inscrever pelo telefone (62) 3093-4307 ou na própria sede da AHEG. A atividade é gratuita para associados, mas não associados também podem assistir a palestra, mediante pagamento de uma taxa de R$ 80. 

A Consultoria
A atividade integra a programação anual da Consultoria em Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) da AHEG, que promove palestras mensais com o objetivo de informar sobre todos os temas básicos e indispensáveis para o funcionamento deste serviço nos estabelecimentos de saúde. As exposições acontecem geralmente nas últimas quintas-feiras, sempre das 14h às 16h, no auditório da entidade, e são ministradas pela enfermeira Kássia Cecília Piretti. 

Neste ano, entre os meses de fevereiro e dezembro, serão abordados os seguintes temas, respectivamente: Indicadores Epidemiológicos, Higienização das Mãos, Serviço de Nutrição na Visão da SCIH, Bundles, Biossegurança e Acidente com Material Biológico, Prevenção de Infecção em Serviços de Radiologia, Lavanderia, Segurança do Paciente, Higienização em Serviços de Saúde, Prevenção de Infecção em Serviços de Oftalmologia e Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

Ao final da capacitação, todos os participantes recebem certificados. Possíveis alterações na programação são informadas no site da entidade.