Higiene das mãos é tema de aula virtual da AHEG nesta quinta-feira (28) - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Higiene das mãos é tema de aula virtual da AHEG nesta quinta-feira (28)

Publicado em : 26/04/2022

Autor : Assessoria de Comunicação da AHEG

Atividade, que acontece na tarde desta quinta-feira, apresentará quando e como realizar a assepsia nos serviços de saúde

Nesta quinta-feira (28), das 14 às 16 horas, a Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) promoverá uma aula virtual sobre o tema “Higiene das Mãos”. A atividade, que é uma realização da Consultoria em Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) da entidade, tem o objetivo de preparar os estabelecimentos associados para o Dia Mundial de Higiene das Mãos, celebrado em 05 de maio, e também contribuir para a redução dos riscos inerentes às IRAS.

Isso tendo em vista que “as mãos dos profissionais de saúde são consideradas o principal veículo de transmissão de microrganismos nos serviços de saúde e que a higienização das mãos é medida individual prioritária de maior impacto e comprovada eficácia na prevenção das IRAS”, conforme destaca Kássia Cecília Piretti, enfermeira especialista em Controle de Infecção Hospitalar e também em Segurança do Paciente e Qualidade em Serviço de Saúde que fará a apresentação do tema.

Na ocasião, ela explicará quando e como realizar a assepsia nos serviços de saúde, detalhando inclusive duração, produtos e técnicas de higienização simples, higienização antisséptica, fricção antisséptica e antissepsia cirúrgica das mãos. A médica infectologista Bethânia Oliveira, coordenadora do grupo de estudos, acrescenta ainda que essas informações ajudarão os serviços hospitalares a trabalharem suas campanhas e atividades para o Dia Mundial de Higienização das Mãos, uma importante data para conscientizar profissionais de saúde, administradores hospitalares e governo sobre a importância da higienização das mãos na segurança do paciente.

Podem assistir a palestra médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais da área da saúde associados à AHEG. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail [email protected], mediante o envio dos seguintes dados: nome completo, função, CNPJ, nome do hospital e telefone para contato. No dia da aula online, os inscritos recebem, via e-mail, um código para acessar a videochamada na plataforma Google Meet. Lembrando que o certificado é concedido apenas para quem mantiver a câmera ligada do início ao fim da aula.