O contexto de segurança do paciente e o ambiente - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

O contexto de segurança do paciente e o ambiente

Publicado em : 25/08/2022

Chrystina Barros

PhD Student, no Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde da COPPEAD/ UFRJ

CEO da ApoioEcolimp – a única empresa especializada em facilities na saúde

 

Setembro é o mês em que refletimos sobre a segurança do paciente. Idealmente nos antecipamos a riscos, trabalhamos para diminuir a ocorrência de acidentes ou circunstâncias que podem resultar em qualquer dano desnecessário e adicional para aquele que precisa de cuidado e a equipe de profissionais de saúde. Tratamos de protocolos, capacitações e certificações. Isso tudo acontece em um ambiente que precisa e pode parecer simplesmente limpo. Mas o que está por trás desta simplicidade?

 

Temos três dimensões fundamentais de riscos no ambiente: químicos, físicos e biológicos. Todas estas dimensões estão presentes no processo de facilities. Da segurança na escolha de um produto adequado, que tenha ação efetiva de desinfecção do ambiente, passando pelo processo do seu envase, dispensação, cuidados com irritabilidade química a quem o manuseia e está no local onde é aplicado, até a identificação física de um espaço em limpeza ou conservação. Existe muita ciência por trás de cada protocolo desenvolvido, treinamento realizado e ação executada. E é fundamental que aqui, todos sejam uma única equipe de saúde voltados para o mesmo objetivo assistencial, independente do papel que execute ou o espaço que se considere.

 

Apenas o trabalho colaborativo e integrado, consegue dar conta de eficiência e eficácia, mantendo o atendimento a requisitos legais, reguladores e também de produção, afinal, quanto menor o tempo para a aplicação da técnica correta em uma limpeza terminal de uma alta hospitalar, melhor o giro do leito e a produtividade de todo o sistema.

 

É fundamental também se compreender este sistema integrado, onde as pessoas além de protagonistas, são usuárias e clientes umas das outras. Encantar este cliente passa por dar invisibilidade aquilo que é básico e precisa entrar no modo “flow” do dia a dia. A partir deste momento, a segurança acontece como consequência de um trabalho consistente, profissional e dinâmico no atendimento as demandas que assim também se apresentam.

 

Conectar humanização, técnica e cuidado. Pessoas, processos e tecnologia. Levar segurança ao paciente e a quem trabalha, prestando serviços: todos tem a mesma relevância e se encontram no mesmo cenário. E é isso que o serviço de facilities faz – da higienização, a coordenação com o fluxo de rouparia, do controle de acesso a manutenção de infraestrutura. Tudo precisa estar bem articulado para garantir fluidez e sua invisibilidade ao processo assistencial. A segurança assistencial começa onde existe ciência e o saber fazer, junt@s.

Parceria AHEG e PROREDE3

 05/08/2025

AHEG – Associação dos Hospitais do Estado de Goiás tem a satisfação de informar a formalização de uma nova parceria com a PROREDE3, startup dedicada à gestão de doações de estoques válidos de medicamentos por parte de laboratórios farmacêuticos para instituições filantrópicas.

Ofício Nº 079/2025-FBH - Ministro da Saúde Assunto: Aumento de Tarifas

 04/08/2025

Circular Nº 010-AHEG/2025 - Sentença ISS

 15/07/2025