"Saúde digital: desafios para os profissionais e gestores da área da saúde" é tema de simpósio na UFG - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

"Saúde digital: desafios para os profissionais e gestores da área da saúde" é tema de simpósio na UFG

Publicado em : 18/11/2019

Com o objetivo de promover uma ampla discussão em prol da melhoria e da transformação da saúde, por meio da utilização adequada das tecnologias da informação e comunicação, a Universidade Federal de Goiás (UFG) promove, nos dias 28 e 29 de novembro, em Goiânia (GO), o 3º Simpósio de Informática em Saúde. O evento, que acontecerá no Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina da instituição, com a temática "Saúde digital: os desafios para os profissionais e gestores da área da saúde", contará com a participação de profissionais ativos no processo de elaboração e implementação da Estratégia de e-Saúde nacional.

Além da palestra magna de abertura sobre "Movimentos Internacionais e Nacionais para a Saúde Digital", que será proferida pelo diretor do Departamento de Informática do SUS, Jacson Venâncio de Barros, a programação do primeiro dia contará com mesa redonda sobre as “Experiências em Saúde Digital no Brasil” e conferências sobre o “Método Toolkit da Organização Mundial da Saúde como Ferramenta Para a Implementação da Estratégia de Saúde Digital nos Estados de Goiás e Paraná” e “Inteligência Artificial Aplicada à Saúde. Neste dia, também ocorrerá mostra e premiação de trabalhos científicos.

Já o segundo será voltado para as atividades do Projeto de Cooperação firmado entre a UFG, Goiás e Paraná, que tem como meta fortalecer a Estratégia de Saúde Digital nos estados. Além da apresentação do convênio, também serão realizados Grupos de Trabalho (GT) para Proposições de Estratégias de Trabalho sobre "Governança e Recursos Organizacionais", "Padrões e Interoperabilidade", "Recursos Humanos" e "Infraestrutura". O evento será encerrado com a socialização dos GT para apresentação dos relatórios e indicação dos nomes.

Podem participar do 3º SIS-UFG profissionais de saúde e da Tecnologia da Informação (TI), gestores, administradores e usuários de sistemas de instituições de saúde, gestores públicos e privados e demais profissionais interessados pela tecnologia da informação em saúde, bem como estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores com atuação ou interesse em aprofundar os conhecimentos na área. As inscrições podem ser feitas pelo site https://sites.google.com/view/3sis-ufg.

O evento também marcará a realização do 3º Simpósio Goiano de Informação em Saúde e da 1ª Mostra Científica de Informação e Informática em Saúde, bem como o lançamento do livro "Estrada Goiana da Informação em Saúde Uma Concepção". O simpósio faz parte da missão da Comissão de Governança da Informação da UFG (CGIS- UFG), que surgiu da necessidade gerada por movimentos mundiais, nacionais e loco-regionais voltados para a promoção da saúde, em que evidências mostram que a gestão da informação em saúde é hoje uma das principais formas de impacto na qualidade da atenção à saúde.