Sociedade de Anestesiologia de Goiás solicita apoio da AHEG sobre obrigatoriedade do Dantrolene
Publicado em : 13/08/2025
A obrigatoriedade de disponibilização do medicamento Dantrolene em unidades hospitalares que realizam procedimentos com anestesia geral ou que envolvam risco de hipertermia maligna foi pauta de reunião entre o presidente e o tesoureiro geral da AHEG, Dr. Adelvânio Francisco Morato e Dr. Fernando Antônio Honorato, respectivamente, e o presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Goiás (SAEGO), Dr. Filipe Maia Araújo, no dia 6 de agosto.
Na ocasião, Araújo protocolou documento solicitando apoio institucional da AHEG na ampla orientação e conscientização de seus associados acerca da obrigatoriedade de manter em estoque o Dantrolene, conforme determina a Resolução CFM nº 2.174/2017.
No documento, a SAEGO também propõe que, em casos de estabelecimentos com menos de 50 leitos, seja formalizada parceria com unidades situadas em um raio de até 50 km, para garantir acesso rápido ao medicamento Dantrolene em situações emergenciais.
A AHEG reconhece a importância da medida para a segurança do paciente, tendo em vista a gravidade e letalidade da hipertermia maligna, e reforça seu compromisso em orientar os associados da entidade sobre a obrigatoriedade do medicamento e outras normas éticas e legais.