Sustentabilidade Financeira: o que é e como aplicá-la
Publicado em : 29/03/2023
Nos últimos anos, a sustentabilidade tem ganhado destaque e se tornou um tema cada vez mais importante para governos, empresas e indivíduos. Isso se deve em grande parte à crescente preocupação com as mudanças climáticas e a necessidade de proteger o meio ambiente e os recursos naturais.
Na prática, sustentabilidade financeira é a capacidade de uma organização, empresa ou indivíduo de gerenciar seus recursos financeiros de forma a garantir sua continuidade e crescimento a longo prazo, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades presentes e futuras.
Isso envolve uma gestão cuidadosa das receitas e despesas, bem como a criação de estratégias para aumentar a renda e garantir a estabilidade financeira.
Os 4 G’s da Sustentabilidade Financeira
Depois de entendermos de fato o que significa, é fácil perceber que a sustentabilidade financeira vai além de manter o equilíbrio das contas, balanceando ganhos e gastos. Trata-se também de pensar no futuro.
Com base nessa definição e com propósito de conduzir as pessoas na busca por uma vida financeiramente sustentável, surge a ideia dos 4Gs:
1. Gerar
2. Gastar
3. Guardar
4. Ganhar
Por fim, é válido apontar que as cooperativas financeiras são capazes de fornecer alguns dos melhores meios para o aprofundamento na pauta. Como no caso do Sicoob UniCentro Br, que coopera com as comunidades, governos, empresas e outras partes interessadas em ampliar a adesão a um modelo de desenvolvimento financeiro sustentável.
