Mulheres na saúde: elas são maioria da força de trabalho - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Mulheres na saúde: elas são maioria da força de trabalho

Publicado em : 16/03/2021

 

A cada década, estudos confirmam que a participação das mulheres no setor da saúde no Brasil tem sido crescente e, com o atual cenário pandêmico, a força das profissionais nesta área tem se mostrado imprescindível.

Pesquisa publicada pelo Observatório Nacional do Mercado de Trabalho, do Ministério do Trabalho, demonstrou que a participação feminina no mercado de trabalho e a variação do emprego feminino em todas as faixas etárias são positivas. No setor da saúde, as mulheres avançam em ocupações diversas.

Segundo o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), as mulheres são a maioria principal da força de trabalho da saúde em todo o país, representando 65% dos mais de seis milhões de profissionais ocupados no setor público e privado, tanto nas atividades diretas de assistência em hospitais, quanto na Atenção Básica.

Para a médica especialista em Alergia e Imunologia pela USP, Lorena de Castro Diniz, que também é conselheira de Administração da Unimed Goiânia, a presença feminina na área médica é essencial. “A mulher traz o lado maternal no jeito de cuidar, uma sensibilidade diferente, especial”, comenta.

Coordenadora do departamento de imunização da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, Lorena é um exemplo de inspiração para outras mulheres, pois segue contribuindo para a área com informações seguras na linha de frente contra o coronavírus. "Desde 2012 também sou médica do Centro de Referência de Imunobiológicos especiais do Estado de Goiás, onde me tornei uma entusiasta e estudiosa em imunização. Não é fácil equilibrar a profissão com a família que, de alguma forma, acaba sendo sacrificada em alguns momentos. Mas tenho fé que o meu exemplo servirá para o crescimento de todos que acompanham minha trajetória de perto”, afirma a médica conselheira de administração da Unimed Goiânia.

Outro exemplo de inspiração nessa área é a oftalmologista Maria Luiza Rebelo Pinheiro de Lemos Vieira. Ela destaca que as mulheres são a principal força de trabalho no setor da saúde, mas ainda há muito o que ser conquistado. “Um dos meus maiores desafios como médica e mulher foi encarar a responsabilidade na administração da Unimed Goiânia. É uma conquista que exige dedicação. Além disso, tenho filhos e cuidar da minha família sempre foi uma prioridade para mim. Como mãe, já tive erros e acertos, mas nunca me senti culpada por ter que trabalhar”, explica a médica que integra o Conselho de Administração da Unimed Goiânia.

Marcela Regina Araújo, especialista em hematologia, também é uma representante feminina do setor da saúde que inspira força em outras mulheres. “O desafio é deixar cada coisa no seu lugar. Preciso estar ao lado de pacientes em momentos difíceis e, ao mesmo tempo, chegar em casa levando alegria e serenidade. Cuidar é uma característica frequente no gênero feminino, assim como a força e a resiliência, e se dividir entre tantos papéis é uma missão árdua, no entanto, muito gratificante”, conta a médica diretora de Operações da Unimed Goiânia.

Adelvânio Francisco Morato, presidente da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás, também ressalta a importância da participação das mulheres no setor da saúde. “As mulheres têm uma contribuição fundamental para esta área no Brasil. Elas são a base de nossa criação e sabem fazer tudo com um jeito especial que só elas têm. Parabéns a todas as mulheres que dedicam seu trabalho aos hospitais no estado de Goiás”, comemora.

Dia Internacional da Mulher - o mês de março é dedicado inteiramente às mulheres em diversos países, com reconhecimento oficial das Nações Unidas desde 1975. Entretanto, o histórico de luta das mulheres por voz na sociedade é marcado por grandes desafios, isso desde a participação política efetiva até as desvantagens impostas pelo mercado de trabalho. Sem contar a conquista da Lei Maria da Penha (11.340/06), uma legislação que surgiu devido à necessidade de proteção das mulheres diante dos recorrentes casos de violência contra a mulher que assolam o país.

Campanha busca força feminina – A Unimed Goiânia lançou, na primeira semana de março, campanha interativa para sensibilizar as mulheres da comunidade, beneficiárias ou não dos seus planos de saúde, a gravarem vídeos de apoio a outras mulheres internadas ou que acabaram de vencer problemas de saúde. Os vídeos, de até um minuto, foram enviados por whatsapp e disponibilizados nas redes sociais da Unimed Goiânia. O objetivo da campanha é que esse gesto de solidariedade possa ajudar muito na recuperação e autoestima dessas guerreiras neste mês da mulher. “Essa campanha da Unimed Goiânia é fundamental para nos fortalecer”, resumiu a médica Lorena de Castro Diniz.

 

 

 

Bundles: Prevenindo infecções

 05/05/2025

O tema comporá a aula online da Consultoria em Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) da AHEG, a ser realizada no dia 29 de maio, às 14h30. Inscrições são gratuitas para associados

Higiene das mãos

 27/03/2025

Este é o tema da aula online da Consultoria em Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) da AHEG, a ser realizada no dia 27 de março, às 14h30. Inscrições são gratuitas para associados